2º BIMESTRE

1º BIMESTRE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

PROVA MENSAL 1 = 2,0
PROVA MENSAL 2 = 2,0
PARADIDÁTICO = 1,0
REDAÇÃO = 4,0
TAREFAS = 1,0

Participação = 0,5 (bônus)
Ficha de leitura = 0,5 (bônus - Projeto Sala de Leitura - Ler diariamente, no mínimo 30 min, durante 20 dias e preencher a ficha de leitura.

domingo, 12 de março de 2017

EXERCÍCIOS - PRONOMES RELATIVOS

TIRINHA A



 1. Na fala da Suzanita, no segundo quadrinho, há duas ocorrências da palavra que.
a. Identifique o que pronome relativo, substituindo-o por  outro equivalente (o qual, a qual, os quais, as quais) Reescreva a frase.
_____________________________________________________________________________________________
b. Identifique o termo antecedente retomado pelo  o pronome relativo. _________________________________________
c. Identifique os pronomes relativos e seus antecedentes presentes no terceiro quadrinho.
_____________________________________________________________________________________________
d. Discuta com seu colega e responda: por que o pronome relativo é um recurso importante para a coesão textual?
_____________________________________________________________________________________________
TIRINHA B


 2. Há três ocorrências da palavra que no primeiro quadrinho.
a. Identifique os pronomes relativos e seus antecedentes.
__________________________________________________________________________________________b. Reescreva a fala de Manolito, substituindo o pronome relativo que por o qual.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
c. Dentre as palavras que presentes na fala da Mafalda, no segundo quadrinho, quais deles são pronomes relativos? Como você chegou a essa conclusão?
_____________________________________________________________________________________________

  3. Texto C.
Leia o texto abaixo e complete as lacunas com pronomes relativos adequados.
Plantas ornamentais para jardim
Para se fazer um jardim deve-se escolher plantas ___________ sejam bonitas para formar uma paisagem agradável. Outro ponto __________ não deve ser esquecido é quanto às necessidades de cada planta, se elas estão de acordo com o tipo de clima e solo ____________ você tem para oferecer a elas.
As flores são ingredientes _____________ não podem faltar em um jardim, afinal elas são as responsáveis pela graça e beleza do espaço, e dão um colorido todo especial. Entre as flores mais utilizadas em jardins pode-se destacar: rosas, azaleias, primaveras, margaridas, copos de leite, tulipas, entre outras.
Mas não é só de flores ___________se vive um jardim, as folhagens também são muito bonitas, e dão um toque verde para o jardim. Algumas das folhagens mais usadas são: a grama, espada de São Jorge, samambaia, avenca, babosa, cavalinha, comigo-ninguém-pode, chifre de veado, costela de Adão, entre outras.
4. Una as orações abaixo em um único período, eliminando a repetição da palavra vestibulando.
 Os vestibulandos serão aprovados. Os vestibulandos estudam com dedicação.
_____________________________________________________________________________________________
5. Complete.                   
 Que é pronome relativo quando puder ser substituído pelo o qual, ___________, _____________, ____________; quando representar um termo antecedente para evitar ________________  e  iniciar uma nova ___________________.

6. A oração iniciada pelo pronome relativo pode aparecer entre vírgulas ou não. Explique a ideia de restrição/ limitação e ou totalidade/ explicação nas frases abaixo:
a) Os vestibulandos que estudam com dedicação serão aprovados.
_____________________________________________________________________________________________
b) Os vestibulandos, que estudam com dedicação, serão aprovados.
_____________________________________________________________________________________________
7. O pronome relativo liga duas orações, ao mesmo tempo em  que  substitui um termo antecedente, evitando sua repetição.
Observe a estrofe da canção:
Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira

a. Quantas orações há na estrofe acima? _______________________________________________________________
b.  Identifique os pronomes relativos presentes nessa estrofe. _______________________________________________________________
c.  Qual termo está sendo retomado pelo pronome relativo? _______________________________________________________________

8. Identifique o pronome:
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...
a. Qual termo está sendo retomado por esse pronome? ______________________________________________________
b. Substitua o pronome relativo que por outro equivalente? ______________________________________________________
Leia a tira a seguir para responder às questões de 9 a 11. 












9. Para fazer referência a um rato específico, o cão recorre, nos dois primeiros quadrinhos, a um pronome. Transcreva-o.  E por que esse pronome foi usado pelo cão? 
_________________________________________________________________________________________

10. Ao longo do diálogo, as falas do gato indicam que ele não é capaz de identificar os referentes pressupostos nas falas do cão. A) Como isso é representado para os leitores? 
_________________________________________________________________________________________
b) Um termo é recorrente nas falas do gato. Qual é esse termo e que função ele desempenha? 
_________________________________________________________________________________________

11. As falas do último quadrinho são inesperadas e tornam evidente o efeito de humor da tira. Explique como o humor é construído nesse texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 12. Os encargos ....... nos obrigaram são aqueles ....... o diretor se referia.
a) de que - que
b) a cujos - cujos
c) por que – que
d) cujos - cujo
e) a que - a que

13. (CESGRANRIO) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da seguinte frase: Toda comunidade, ..... aspirações e necessidades devem vincular-se os temas da pesquisa científica, possui uma cultura própria, ..... precisa ser preservada.
a) cujas / de que
b) a cujas / que
c) cujas / pela qual
d) cuja / que
e) a cujas / de que

14. (SANTA CASA) São excelentes técnicos, ....... colaboração não podemos prescindir.
a) cuja
b) de cuja
c) que a
d) de que a
e) dos quais a

15. Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição. 
1. Fez o anúncio ______ todos ansiavam. 
2. Avise-me _______ consistirá o concurso. 
3. Existe um decreto _____ devemos obedecer. 
4. Foi bom o jogo _____ assisti. 
5. Era nobre o objetivo ____visava. 

Na ordem, foram empregados: 
a) que – em que – ao qual – que – a que 
b) que – de que – a quem – que – em que 
c) do qual – por que – a que – ao qual – de que 
d) pelo qual – de que – cujo – que – que 
e) pelo qual – de que – ao qual – a que – a que 

16. Leia as frases:
I - O livro ..................... me refiro não está traduzido.
II - Os candidatos ............... cartões foram extraviados, poderão fazer a prova.

Os termos que completam, respectivamente, as lacunas das frases acima são:
a) que - cujos os
b) ao qual - dos quais
c) onde - cujos
d) a que - cujos
e) que - dos quais

17. Assinale a alternativa que completa a frase: “ O garoto ______ a cobra picou, passa bem.”
a) a quem;
b) cuja;
c) o qual;
d) em quem;
e) cuja a;

18. Preencha as lacunas das frases seguintes com um pronome relativo adequado. Faça-o preceder de uma preposição conveniente (não empregue  o qual e variações).

a) Este é um preceito __________________ convém obedecer.
b) O fim ________________ visa o ensino é o progresso do homem.
c) A pessoa __________________ qualidades me refiro acaba de chegar.
d) Desconheço os regulamentos __________________ eles desobedeceram.
e) Este é o advogado _____________________ devemos pagar os honorários.
f) Consegui a posição ___________________ sempre aspirei.
g) Você é um amigo ______________________ lealdade não me esquecerei jamais.
h) Você é uma pessoa ___________________ todos simpatizam.
i) O escritor __________________ obra o professor fez referência  é modernista.
j) Concentro-me em projetos __________________ execução é arrojada.

19. Aponte a opção que completa corretamente as frases abaixo:
1. Este é o garoto ____ pai fui professor.
2. Era uma grande árvore ___ sombra descansávamos.
3. Você é a pessoa ___ recorrerei.

a) de cujo – em cuja – a quem
b) cujo – em cuja – que
c) a cujo – da qual – com quem
d) cujo o – cuja – a quem
e) do qual – sobre a qual – para quem

20. A respeito do emprego dos pronomes relativos, assinale a opção correta.

a) É correto colocar artigo após o pronome relativo cujo (cujo o mapa, por exemplo).
b) O relativo cujo expressa lugar, motivo pelo qual aparece no texto ligado ao substantivo mapa na expressão "cujo mapa".
c) O pronome cujo é invariável, ou seja, não apresenta flexões de gênero e número.
d) O pronome relativo quem, assim como o relativo que, tanto pode referir-se a pessoas quanto a coisas em geral.
e) O pronome relativo que admite ser substituído por o qual e suas flexões de gênero e número. 


  

68 comentários:

  1. Poderia me enviar o gabarito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    show de bola as atividades!!!
    É possível você mandar o gabarito?

    ResponderExcluir
  3. Posso colocar na lição de casa igual ou eh plágio????

    ResponderExcluir
  4. Cadê o gabarito? Não resolveu nada.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Você poderia enviar o gabarito para o meu e-mail? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Envie o gabarito para meu e-mail.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das atividades sobre os pronomes

    ResponderExcluir
  8. ALGEM PODE ME ENVIAR O GABARITO NO GMAIL MARIANAVIEIRAAFO@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  9. alguem pode me enviar esse gabarito
    talitapereira_10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Me envia o gabarito @bahluiza2504@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Às vezes, o uso do gabarito nos tira a verdadeira habilidade de resolver casos complexos e tentar melhorar nossa compreensão sobre o estudo não só gramatical, como semântico. Fica a dica!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Teria como passar o gabarito,por favor?
    rosiane.rodrigues@escola.pr.gov.br
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  13. Eu também preciso do gabarito meu email geovanagonprado@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Que professora burra nem coloca o gabarito,essa cachorra abestalhada

    ResponderExcluir
  15. A pessoa tem a gentileza de disponiblizar e ainda é xingada... É cada ser 'humano'. Obrigada, professora! Ótimas atividades! :)

    ResponderExcluir
  16. Quem tive manda pelo email thalitagabriely1@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Gostaria do gabarito
    elizabeterodrigues2305@bol.com.br

    ResponderExcluir
  18. Preciso urgente do gabarito,por favor

    ResponderExcluir
  19. Mim manda o gabarito
    thalitagabriely1@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Poderia me mandar o gabarito por favor ?

    ResponderExcluir
  21. Poderia me mandar o gabarito por favor?

    ResponderExcluir
  22. Gente quem puder me enviar o gabarito eu agradeço , karinnyleite0212@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito das atividades. Vou usar . obrigada

    ResponderExcluir
  24. Atividade muito boa. O gabarito daria uma facilitada!

    ResponderExcluir
  25. professora, obrigada por sua boa vontade em colocar atvidades para ajudar aos demais. E se eu fosse a senhora, NÃO colocaria o gabarito, primeiro pela falta de educação da maioria e segundo quem é professor de verdade não precisa de gabarito ou sabe o assunto ou então, vá estudar, por favor!!!

    ResponderExcluir
  26. Concordo com você Eliane. Quem elabora atividades avaliativas sabe do gabarito, não precisa recorrer aos outros.

    ResponderExcluir