2º BIMESTRE

1º BIMESTRE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

PROVA MENSAL 1 = 2,0
PROVA MENSAL 2 = 2,0
PARADIDÁTICO = 1,0
REDAÇÃO = 4,0
TAREFAS = 1,0

Participação = 0,5 (bônus)
Ficha de leitura = 0,5 (bônus - Projeto Sala de Leitura - Ler diariamente, no mínimo 30 min, durante 20 dias e preencher a ficha de leitura.

domingo, 12 de março de 2017

GÊNERO TEXTUAL: FÁBULA E PARÁBOLA

FÁBULA

Fábula (do latim fabula = história, jogo, narrativa) é um texto narrativo alegórico e curto, escrito em prosa ou verso, no qual as personagens são geralmente animais com características humanas como a fala, os costumes etc., e apresentam um ensinamento, uma lição moral para o homem. Como as fábulas criticavam usos, costumes e até pessoas, os autores usavam os animais como personagens para fugir de alguma possível perseguição.

A origem e a história das fábulas

Gênero narrativo surgido no Oriente, a fábula foi especialmente desenvolvida pelo escravo Esopo, que viveu no século V a.C., na Grécia. Um conjunto de histórias de caráter moral e alegórico, com personagens que eram animais ou mitos, é atribuído a Esopo. Através dos diálogos entre os animais e as situações nas quais se encontravam, o autor buscava transmitir alguma lição moral ao homem.

Dentre as fábulas escritas e reescritas mais conhecidas estão: “A Lebre e a Tartaruga”, “O Homem”, “O Menino e a Mula”, “O Leão e o Rato” e “O Carvalho e o Caniço”.

PARÁBOLA

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral.

As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.


Algumas das parábolas mais famosas são as parábolas bíblicas, especificamente as parábolas de Jesus, que eram histórias com elementos comuns da cultura daquele tempo que tinham como objetivo ensinar coisas sobre o Reino de Deus. Entre as parábolas de Jesus, algumas das mais conhecidas são as parábolas do Filho pródigo, parábola dos Talentos, parábola do Semeador, parábola do Trigo e do Joio, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário