2º BIMESTRE

1º BIMESTRE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

PROVA MENSAL 1 = 2,0
PROVA MENSAL 2 = 2,0
PARADIDÁTICO = 1,0
REDAÇÃO = 4,0
TAREFAS = 1,0

Participação = 0,5 (bônus)
Ficha de leitura = 0,5 (bônus - Projeto Sala de Leitura - Ler diariamente, no mínimo 30 min, durante 20 dias e preencher a ficha de leitura.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - PRONOMES RELATIVOS

1. Complete as frases com o pronome relativo adequado.
a) O aluno que estuda, vence. O aluno que não estuda, se arrepende.
b) A loja, cujo dono é aquele senhor, foi fechada.
c) Esta é a cidade em que nasci. (Esta é a cidade onde nasci)
d) A pessoa a quem mais amei na vida, foi Cristina.
e) A casa, cujas paredes estavam sujas, já foi pintada.
f) O televisor, cuja importação está difícil, é de fabricação japonesa.
g) Um país, cuja população mal conhece a própria língua, é o Brasil.
h) A escada por cujos degraus o rei subia, é aquela.
i) Hélio não ama a mulher com quem se casou.
j) O homem a quem cumprimentei, é o diretor da escola.

2. Use os pronomes relativos para transformar as duas frases em uma única oração.
a) A casa é toda branca. Comprei a casa.
A casa que comprei é toda branca.
b) Minha comprou o material. Eu precisava desse material.
Minha irmã comprou o material de que eu precisava.
c) O professor se chama Hélio. Refiro-me a esse professor.
O professor a quem me refiro chama-se Hélio.
d) Gosto muito da cidade. Eu nasci na cidade.
Gosto muito da cidade em que nasci. (Gosto muito da cidade onde nasci)
e) Assisti ao filme. A crítica elogia esse filme.
Assisti ao filme cuja crítica elogia.
f) O carro é importado. Comprei o carro.
O carro que comprei é importado.
g) O piloto era paulista. A morte do piloto chocou o mundo todo.
O piloto cuja morte chocou o mundo todo era paulista.
h) O país não pode progredir. O governo do país é corrupto.
O país cujo governo é corrupto não pode progredir.
i) A pessoa era recepcionista. Eu me dirigi à pessoa.
 A pessoa a quem eu me dirigi era recepcionista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário